segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

SAGRADA FAMÍLIA: JESUS, MARIA E JOSÉ

Quando Deus enviou seu Filho Primogênito a terra para salvar a humanidade, escolheu que o milagre de redenção acontecesse através do amor e a maior forma de existência do amor se dá na vida familiar, por isso Jesus nasceu de uma mãe, Maria Santíssima, e deve um pai adotivo para cria-lo, São José.
Deus quis que seu filho nascesse em uma família, pois seria através dela que Ele conheceria o primeiro amor, carinho, cuidado e ternura que somente uma mãe e um pai, um esposo e esposa, podem oferecer.
É por meio do amor de Maria e José que Jesus aprenderia amar o próximo e também ser temente a Deus, pois seus pais sempre foram fieis a Deus e cumpriam suas leis. Eles sempre confiaram e acreditaram no Criador e isso fez que seu filho fosse abençoado e crescesse na graça de Deus (Lc 2, 22-24.39-40).
E mesmo sendo o Messias aguardado, Jesus sempre foi um filho obediente aos seus pais e cuidou deles até o fim dos seus dias – e a Sagrada Escritura nos apresenta a obediência e o cuidado do filho a sua mãe no Evangelho de São João (capitulo 2 – Bodas de Caná – e no capitulo 19, versículo 25 a 27 – Crucificação).
A Sagrada Família é então um exemplo de vida cristã, como devemos ser fieis e solícitos a Deus, a nossa família e aos nossos irmãos, pois em Cristo somos todos filhos do Pai. Viver a cristandade é viver como família, revestidos de “sincera misericórdia, bondade, humildade, mansidão e paciência, suportando-vos uns aos outros e perdoando-vos mutuamente, se um tiver queixa contra o outro. Como o Senhor vos perdoou, assim perdoai vós também. Mas, sobretudo, amai-vos uns aos outros, pois o amor é o vínculo da perfeição” (Cl 3, 12b-14).
 É na vida familiar que viveremos todo o Amor de Deus, seus ensinamentos de paz nos transforma todos em uma única família, unidos ao Pai pela ação do Espírito Santo. E a Sagrada Família é o modelo de devoção de amor que o cristão deve seguir, através do respeito dos mais novos aos mais velhos e dos cuidados que devemos ter um para com o outro com o outro (Eclo 3, 3-7 e Cl 3, 18-21).

Guiados então pelo desejo de sermos verdadeiros cristãos e unidos na família de Deus, peçamos a presença de Jesus em nossa vida e a intercessão de sua mãe, Maria Santíssima e de São José para que sejamos Missionários do Amor.


A Paz de Cristo esteja contigo e com a sua família!

Nenhum comentário:

Postar um comentário