quinta-feira, 21 de abril de 2016

O Bom Pastor e a Ovelha Perdida

O Bom Pastor e a Ovelha Perdida

A fábula a seguir é uma adaptação da parábola do Bom Pastor – do Evangelho de São João, capítulo 10, versículo de 1 a 16 – e a parábola da Ovelha Perdida – do Evangelho de São Lucas, capítulo 15, versículos de 1 a 7.

***

Ao amanhecer, as ovelhas esperam que o seu pastor venha busca-las e leva-las ao campo. Esperam a porta se abrir e aguardam a voz do pastor chamarem.
Então, ansiosas e agitadas, começam a conversar: “Será que ele vai vim?”; “E se ele se esqueceu de nós?”; “Não diga isso, ele nunca se esqueceria de nós”; “Você sabe que ele vai vim, só se atrasou um pouco”; “Vamos parar de conversar, ele não está atraso”; “Isso mesmo, vocês que são ansiosas”.
Enquanto elas discutiam não perceberam a porta abrindo, e de repente ouvem a voz do seu pastor, chamando–as pelo nome. E uma a uma, elas iam saindo, super felizes, e não precisavam vê-lo porque conheciam a sua voz.
– Eu te falei que ele viria! – Disse uma das ovelhas
– Eu sabia, eu sabia. Nunca duvidei dele. – Respondeu outra ovelha enquanto saltitava.
Depois que as cem ovelhas saíram, o pastor as conduzia pelo campo, caminhando adiante dela. Uma pequena ovelha se aproxima do pastor e pergunta:
– Pastor, porque todo dia você vem nos buscar?
– Eu vim para conduzi-las a pastagem. Ofereço liberdade, segurança e cuidados. E eu sou o vosso pastor e vos sois minhas ovelhas. – Respondeu o pastor.
– Mas porque não vem outra pessoa? – Questionou outra ovelha.
– Eu as conheço uma a uma, assim como o pai conhece o filho. E sei do que vocês precisam. Além disso, outra pessoa não estaria disposta a cuidar de vocês, a ponto de expor a sua vida. – Replicou o pastor.
Curiosa, uma ovelha que ouvia de longe indaga: “Como assim? Não compreendi sua resposta”. E o pastor explica:
– Uma outra pessoa não se importa com vocês como eu importo e cuido. Se um lobo se aproximar, eu luto por vocês e as defendo. A outra pessoa, porém, as abandonaria e deixariam que fossem roubadas e dispersadas.
As ovelhas ao ouvirem a resposta se aproximam e começam a conversar entre si e com o pastor. Uma pequena ovelha, já de idade, diz em voz alta para que todos ouçam:
– Ele é o nosso pastor. O bom pastor!
– Nós o conhecemos e seguimos a sua voz. – Acrescentou outra ovelha. – Nunca acompanhamos um estranho e sempre fugimos dos ladrões, pois são todos desconhecidos.
– Isso é verdade! – Diz o pastor – Eu sou o Bom Pastor e estou pronto para dar a minha vida por todos vós, para que vós tenhais vida em abundância.
Depois de muito conversar, as ovelhas voltaram a pastar. O pastor então se põe a caminhar e as ovelhas começam a segui-lo. Após atravessar muitos campos, o pastor observa suas ovelhas e vê que falta uma.
Ele começa a chama-las pelo nome e descobre que uma pequena e jovem ovelha não está entre elas. O pastor pergunta se alguma ovelha a viu.
– Talvez ela tenha se perdido. – Responde uma ovelha.
– Ou se feriu e ficou para trás. – Diz outra ovelha.
– Mas pode ser que ela parou. – Fala uma terceira ovelha – Porque estava cansada de andar.
Neste momento, muitas ovelhas começam a discutir: “Ela é uma ovelha jovem, não pode estar cansada.”; “Ela é preguiçosa”; “Por ser jovem se distrai com facilidade, por isso se perdeu”; “Acho que ela se machucou por ser atrapalhada”. Falavam muito mais.
O pastor então pediu silêncio e disse:
– Fique aqui. Eu vou voltar para procura-la e a trarei de volta.
– Mas por quê? – Indaga uma ovelha de mais idade.
– É mesmo?! É apenas uma ovelha. – Complementa outra ovelha.
– Eu não posso deixa-la para trás. – Responde o pastor.
– Você seria capaz de abandonar 99 ovelhas para salvar apenas uma? – Questiona uma jovem ovelha.
– Eu não estou as abandonando. – O pastor responde – Apenas não vou perder nenhuma das minhas ovelhas.
E o pastor acrescenta:
– Faria isso por qualquer uma.
– Mas aquela ovelha não é igual a nós. – Diz uma ovelha grande.
– Ela gosta de ficar sozinha, mal conversa com a gente. – Completa outra ovelha.
– Ela não gosta de nós e também não gostamos muito dela. – A ovelha grande acrescenta.
– Isso não é motivo para abandoná-la. – Concluí o pastor.
– Se dependesse de mim, eu não iria. – Diz uma ovelha que estava mais afastada. – Ela se perdeu porque é irresponsável.
– E se ela se feriu? – Fala outra ovelha.
– Se isso tivesse acontecido, nós teríamos visto. – Responde uma outra ovelha mais jovem.
Então, uma ovelha mais velha fala:
– Talvez ninguém de nós quis ver ou quis ajuda-la.
As ovelhas começam a murmura e a discutirem entre si. O pastor por sua vez, sem falar nada, se afasta e vai buscar sua ovelha. As 99 ovelhas param de discutir e começa a gritar pelo pastor.
Ele para, se vira para ovelhas e diz confiante:
– Eu vou buscar a minha ovelha que se perdeu.
O pastor retorna pelo caminho e a encontra, ferida e cansada. Ao vê-la se aproxima e diz:
– Minha querida, vamos voltar.
A ovelha perdida olha surpresa para o pastor e com dificuldade fala:
– Você veio!
O pastor sorri e não fala nada. A ovelha começa a chorar.
– Eu sabia que você viria. – Diz a pequena ovelha – Mas já tinha perdido a fé.
Símbolo do Ano da Misericórdia 2016
– Eu não poderia te abandonar. – Respondeu o pastor – Você é minha ovelha.
A pequena ovelha continua a chorar e ao tentar se levantar não consegue e cai. O pastor se abaixa e levanta a ovelha e coloca–a sobre os ombros e diz:
– Eu te carregarei e cuidarei de suas feridas. Vamos encontrar as outras ovelhas e vamos para casa.
A ovelha não consegue conter a alegria e não para de chorar. Ela questiona porque ele faz isso por ela. Não entende seus motivos. Mas nesta hora em que está sobre os ombros do pastor e retornando para o sua casa, em poucas palavras expressa sua gratidão:
– Você é bom!
Ele responde:
– Eu sou o bom pastor! Você é minha ovelha, assim como as outras 99 ovelhas são. Todas pertencem a mim, não permitirei perde nenhuma, seja uma pequena ovelha ou uma grande, seja ela jovem ou idosa. Irei regatar todas que se perderem. Pois o rebanho estará completo apenas com todas as ovelhas.
A pequena ovelha perdida chorava ao ouvir o pastor falar. E ele continua:
– Tenho outros rebanhos e conduzirei todos ao maior dos campos de pastagem para unir todas as ovelhas em um só rebanho e serei o único pastor. Faço isso por amor a todas, para que vivam plenamente.
Quando as 99 ovelhas que haviam ficado avistaram o pastor regressar com a ovelha perdida se alegraram e foi ao seu encontro.  O pastor colocou a pequena ovelha no chão e disse as demais:
– Vocês são minhas ovelhas e fazem parte deste rebanho, por isso devem cuidar uma das outras. As mais velhas devem zelar pelas mais novas. As jovens devem cuidar das mais idosas. As grandes devem ajudar a pequenas e as menores auxiliar as maiores. Assim vocês estarão protegidas contra os lobos e os ladrões e nenhum estranho poderá leva-las por caminhos errado.
E continuou a falar:
– Todas as ovelhas são importantes e o rebanho só estará completo e feliz quando começarem a viver como irmãs. Todas são minhas ovelhas e fazem parte do meu rebanho. Eu sou o Pastor!
Depois de falar a todas as ovelhas, o bom pastor as conduziu–as para casa, indo à frente de todas, para que pudessem repousar em paz.

***

As parábolas do Bom Pastor e da Ovelha Perdida nos revelam o profundo Amor e eterna Bondade de Nosso Senhor Jesus Cristo. E juntas compõem um grande exemplo de vida para todos cristãos. Ensinando-nos a sermos fiéis membros da Igreja, bons pais, verdadeiros líderes e humildes filhos de Deus.
Cristãos, somos as ovelhas e Jesus Cristo é o Bom Pastor. Vivamos como irmãos, membros do seu rebanho e deixemos sermos conduzidos pelos caminhos do Espírito Santo para o Reino dos Céus.

Que Deus o abençoe, que o Espírito Santo te guie e que Maria Santíssima interceda por ti.

A Paz de Cristo esteja contigo e com a tua família!

Nenhum comentário:

Postar um comentário