quarta-feira, 4 de maio de 2016

Doação de Sangue - gesto concreto de amor

Todos que amam e temem a Deus e que vivem para o Cristo Senhor devem seguir o Mandamento do Amor: “Amai-vos uns aos outros, como Eu vos amei” (Jo 15, 12). Como Jesus ensinou aos discípulos e como os apóstolos instruíram a Igreja e seus membros.

O Amor deve ser uma prática constante na vida de todos os cristãos. Amor a Deus, amor a criação, amor aos filhos do Pai e nossos irmãos. É pelo amor que estamos vivos. São João escreve: "nós sabemos que fomos trasladados da morte para a vida, porque amamos nossos irmãos. Quem não ama permanece na morte" (1 Jo 3, 14).
Mas o amor do cristão acontece nas obras e no serviço para com os outros. Porque ser cristão é  ser servo do Senhor. “Meus filhinhos, não amemos com palavras nem com a língua, mas por atos e em verdade” (1 Jo 3, 18).
O Cristo em obediência ao Pai, por amor a Deus e por amor a humanidade, se desfez de divindade e assumiu a condição humana para nos servir e servi ao Pai. E assim foi fundada a Sua Igreja, na prática caridosa de serviço. "Vós me chamais Mestre e Senhor, e dizeis bem, porque Eu o sou. Logo, se Eu, vosso Senhor e Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar-vos os pés uns aos outros" (Jo 13, 14).
O serviço de Jesus foi para com os outros. Ele veio para nos ensinar a vivermos como filhos de Deus e se entregou para que tenhamos uma vida nova, habitada pelo Cordeiro de Deus (Gl 2, 20).
Para nós que assumimos a nova vida em Cristo, devemos nos colocar a serviço do Reino dos Céus e se entregar por amor ao próximo. “Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida por seus amigos” (Jo 15, 13).
Por isso cristão, lhe convido a entregar sua vida pelo irmão, para salvar vidas, num gesto concreto de amor: “doação de sangue”. Esse é um ato caridoso, que salva vidas e transforma as pessoas.

Muitos enfermos, pessoas que vão fazer cirurgia  ou pessoas que sofreram acidentes precisam de sangue e muitas das vezes, os hemocentros (comumente chamado de bancos de sangue) não possuem grande estoque, pois a demanda é muito alta. Por isso, as doações não podem parar.
Sem o sangue, o tratamento de pessoas acidentadas e de pacientes enfermas - por exemplo: com leucemia ou com graves queimaduras ou com fortes infecções - não pode avançar e ter um bom prognóstico.
O sangue é vida e para estas pessoas é uma nova vida. Um simples gesto pode se fazer a diferença, pois uma doação de sangue pode salvar até quatro vidas. E se é feito com amor para com o próximo, nossa solidariedade será um serviço para com o irmão e para com Jesus em obediência ao seu mandamento – “se me amais, guardareis os meus mandamentos” (Jo 14, 15).

Para ser um doador a pessoa precisa estar bem de saúde e ter uma vida saudável, não fazer uso de drogas ilícitas ou ter uma vida sexual promiscua (que pode ocasionar o risco de doenças sexualmente transmissíveis). Homens e mulheres entre 16 a 65 anos de idade podem ser doadores. E a doação pode ser voluntaria ou se especifica para uma pessoa necessitada.


Post original da imagem: http://www.jcnet.com.br/Geral/2014/07/hemovida-precisa-dobrar-o-estoque.html


Basta ter vontade e ir ao hemocentro mais próximo, com algum documento oficial com foto em mãos. Para a doação é feito uma triagem para saber as condições de saúde e uma entrevista pessoal para saber sobre a vida e os cuidado do doador.
Tipos Sanguíneos e estrutura de doação/recebedor
Tudo será mantido em sigilo e nenhum informação compartilhada. O intuito é saber se o dador tem uma vida saudável, por isso é de extrema importância que seja falado à verdade para não por em risco os recebedores do sangue.
Irmãos vos convido a reconhecermos que Deus permanece em nossas vidas, porque cremos no Filho Unigênito, porque recebemos o Espirito Paráclito, porque amamos uns aos outros e porque seguimos seu mandamento do amor (1 Jo 3, 23-24).

Se Deus vive em mim, ao entregarmos nosso sangue para a vida do outro, estamos compartilhando o Amor do Pai. A doação de sangue é um ato de evangelização, mesmo se o recebedor nunca vier a conhecer o doador. A doação é um gesto de amor e o cristão o faz por amor ao Cristo. 
“Se alguém me quer servir, siga-me; e, onde eu estiver, estará ali também o meu servo. Se alguém me serve, meu Pai o honrará” (Jo 12, 26).

Deus os abençoe, que o Espírito Santo te guie e que Maria Santíssima interceda por ti.

Que a Paz de Cristo esteja contigo e com a tua família! 


Ação Social do Ministério Universidade Renovadas (MUR) da Diocese de Uberlândia no dia 30.04.2016 no Hemocentro de Uberlândia/MG (Hemominas).






Nenhum comentário:

Postar um comentário