segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Fábula do Passarinho – Fé e Esperança

Certo dia, um passarinho aproveitava sua casa no alto de uma árvore, quando veio um homem e disse:

– Este mês, se Deus quiser, eu corto esta árvore!
O pássaro com muito medo foi conversar com Deus:
– Ó Deus, o homem disse que este mês irá corta a árvore onde construí minha casa e vivo com minha família!
E Deus, então perguntou:
– O que ele disse?
– Ele falou: "Se Deus quiser, eu corto esta árvore" – respondeu o pequeno pássaro.
E Deus falou:
– Então fique tranquilo!
O passarinho voltou para casa e homem não cortou a árvore.
No mês seguinte, o homem se aproximou da árvore com um machado e falou:
– Este mês, se Deus quiser, eu corto esta árvore!
Novamente o pássaro foi falar com Deus.
– Senhor, outra vez o homem disse que este mês irá corta a árvore e ele tem um machado.
Então Deus perguntou:
– O que o homem falou?
– Ele falou – disse o pequeno pássaro – "Se Deus quiser, este mês corto esta árvore".
E Deus falou:
– Então fique tranquilo!
E isso se repetiu outras vezes. Toda vez o homem dizia as mesmas palavras e o passarinho ia assustado conversar com Deus, que sempre lhe dava a mesma resposta.
Até que depois de um ano, o homem voltou à árvore e disse:
– Este ano, com fé em Deus, eu corto esta árvore!
Então o pássaro foi ter com Deus e lhe contou:
– O homem disse “com Fé em Deus" vai cortar a árvore?
E Deus falou para o passarinho:
– Então pequeno, trate de arrumar suas coisas e se mude para outra árvore!

A fabula do Passarinho descreve como deve ser a vida do cristão. Olhando para o homem da estória, vemos uma pessoa que coloca sua esperança em Deus. Que deseja caminhar conforme a pretensão do Senhor.
O homem ao pronunciar a expressão “se Deus quiser”, significa que ele irá agir somente se for da vontade do Senhor.  Mesmo que seja o desejo do homem, ele espera e entrega seus anseios nas mãos de Deus.
Já proclamava o salmista: “É em Deus que eu ponho minha esperança” (Sl 55, 12a). Sua esperança é a realização do querer do Senhor. Nada do que queremos se compara ao que Nosso Pai tem para nós. “E todo aquele que n’Ele tem esperança torna-se puro, como Ele é puro.” (1 Jo 3, 3)
Mas apenas esperar no Senhor sem acreditar ou confiar em Seus desígnios é se enfraquecer e perder as forças, cair e vacilar diante as dificuldades e obstáculos. Assim como o apóstolo Pedro duvidou da força e do poder de Jesus ao caminhar sobre as águas (Mt 14, 22-33), o cristão que não confiar na vontade do Senhor, não será possível alcançar a glória de Deus – “Ante a promessa de Deus, não vacilou, não desconfiou, mas conservou-se forte na fé e deu glória a Deus.” (Rm 4, 20)
É o dom da fé que traz a convicção e a certeza do cumprimento da esperança que temos no Senhor. Quem espera em Deus deve ter fé no que é invisível aos olhos. Assim como foi escrito a comunidade de Hebreus: “A fé é o fundamento da esperança, é uma certeza a respeito do que não se vê. Ora, sem fé é impossível agradar a Deus, pois para se achegar a Ele é necessário que se creia primeiro que Ele existe e que recompensa os que O procuram.” (Hb 11, 1a.6)
A fé nos motiva e nos move, ao confiarmos no Senhor sabemos por onde andar e como agrada-Lo. E essa é o momento de mudança na atitude do homem da fabula. Ele sempre esperava, mas ao assumir sua fé o homem cortou a árvore.
Em tudo que queremos e desejamos, devemos colocar e entregar nas mãos do Senhor. Contudo, devemos também atuar, com a confiança e a certeza que operamos por Deus e para Deus. Existem momentos e situações que devemos nos mover, pois Deus espera nossa atitude, como convicção do que realmente queremos e como demonstração de nossa crença, pois agimos “com fé em Deus”.
A nossa fé revela nosso amor a Deus, e por amor ao Pai, servimos o Filho com a força do Espírito Santo. Pelo dom da fé, podemos transformar o mundo. Assim diz Nosso Senhor Jesus: “Em verdade digo: se tiverdes fé, como um grão de mostarda, direis a esta montanha: ‘transporta-te daqui para lá, e ela irá’; e nada vos será impossível.” (Mt 17, 20b)

Deus te abençoe, que o Espírito Santo te guie e que Maria Santíssima interceda por ti.

Paz de Cristo esteja contigo e com a tua família!

3 comentários: