terça-feira, 20 de dezembro de 2016

A festa do Natal, não é um aniversário

Para muitos, o Natal é apenas um dia de festa, de reunir a família, de folgar no serviço, de viajar, de dar ou ganhar presentes, de fazer caridade ou um gesto de solidariedade.
Mas para os católicos, é a festa do nascimento de Jesus Cristo. No dia 25 de dezembro, é celebrada a natividade de Nosso Senhor na gruta de Belém e o anuncio dos anjos aos pastores.
E a Igreja vive esse momento em todos os anos. Não é possível deixar de celebrar essa graça, pois foi pelo nascimento do Filho do Altíssimo que foi possível conhecer a Salvação.
Celebrar o Natal é comemorar e se alegrar com as glorias de Deus para com os homens – “Gloria a Deus no mais alto dos céus e na terra paz aos homens, objetos da benevolência (divina)” (Lc 2, 14).
E assim é feito, a Igreja se prepara profundamente para a festa do Natal. Vivemos o tempo do Advento, vigilantes e atentos para a vinda do Messias. E a Mãe Igreja também nos convida a celebrarmos o Natal em família, para também vivermos em nossos lares a alegria da vinda do Salvador.
Contudo, o sentido da festa do Natal foi se perdendo e se tornou um apelo comercial. Porém os cristãos não pode perde a essência da celebração e da vivencia natalina.
Mas é o que acontece. É comum se ver em lares católicos a festa de Natal sendo celebrada sem a essência primordial, Jesus Cristo. Pois muitos deixam de participar da Santa Missa na noite de véspera e no dia de Natal. Porque estão ocupados providenciando a ceia e a decoração da festa realizada em casa.
Outros se preocupam com os presentes. E essa preocupação vem se tornando maior a partir da ideia que o Natal é a festa de aniversario do Menino Jesus. E como todo aniversario tem que haver presentes.
Não chega a ser uma heresia, um pecado ou um erro dizer que no Natal o Menino Jesus é o aniversariante. Mas essa ideia deve ser uma analogia para o entendimento daqueles que não conhecem ou que não entendem a festa do dia 25 de dezembro.
É compreensível o uso dessa ideia relação de forma didática. Porém, teologicamente, é muito errado. Pois comemorar um aniversário, é celebrar mais um ano de um determinado acontecimento (nesse caso, a analogia seria com a celebração de mais um ano de vida).
Mas o Natal, não é apenas mais uma celebração anual. E sim, uma celebração memorial. Ou seja, durante a celebração do Natal, a Igreja vive o momento do nascimento do Menino Jesus, “envolto em faixas e posto numa manjedoura” (Lc 2, 12).
Toda a Igreja está reunida com Maria e José, com os pastores e com os Anjos para adorar e glorificar a Deus e ao seu Filho Unigênito. E assim também deve ser em nossas casas. Reunimos a família e celebramos a alegria do nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Quem fala que o Natal é o aniversário do Menino Jesus não está totalmente errado, só não compreende. Mas nós cristão católicos, não podemos deixar se perder o verdadeiro sentido do Natal. Devemos sempre viver a memoria e a alegria daquela noite santa, esplendorosa e magnifica, na qual o Deus Filho habita a terra para se cumprir o desejo divino de salvação e restauração aos homens de benevolência divina.

Desejo-lhe um Santo Natal. Deus te abençoe, que o Espírito Santo te guie e que Maria Santíssima interceda por ti.


A Paz de Cristo esteja contigo e com a tua família!

Nenhum comentário:

Postar um comentário