quarta-feira, 31 de maio de 2017

Novena de Oração

As novenas de orações fazem parte da tradição católica desde o inicio da Igreja primitiva. O povo se reunia em oração por novos dias em honra a Santíssima Trindade ou em dedicatória aos Anjos e Santos de Deus. Também pediam a intercessão dos Santos para alcançarem graças e bençãos dos Céus.
A Igreja vive as novenas imitando os primeiros discípulos que se reuniam com Apóstolos e com Maria Santíssima para orarem pela vinda do Espírito Paráclito. Assim como ordenou Jesus Cristo no dia de sua gloriosa ascensão.
São Lucas em seu segundo livro sagrado, Atos dos Apóstolos, narra:

"E a eles [Jesus] se manifestou vivo depois de sua Paixão, com muitas provas, aparecendo-lhes durante quarenta dias e falando das coisas do Reino de Deus. E comendo com eles, ordenou-lhes que não se afastassem de Jerusalém, mas que esperassem o cumprimento da promessa de Seu Pai, que ouvistes, disse Ele, da minha boca; ‘porque João batizou na água, mas vós sereis batizados no Espírito Santo daqui há poucos dias’. Assim reunidos, eles o interrogavam: ‘Senhor, é porventura agora que ides instaurar o reino de Israel?’ Respondeu-lhes Ele: ‘Não vos pertence a vós saber os tempos nem os momentos que o Pai fixou em seu poder, mas descerá sobre vós o Espírito Santo e vos dará força; e sereis minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judeia e Samaria e até os confins do mundo’. Dizendo isso elevou-se da (terra) à vista deles e uma nuvem o ocultou aos seus olhos.
Enquanto o acompanhavam com seus olhares, vendo-o afastar-se para o céu, eis que lhes apareceram dois homens vestidos de branco, que lhes disseram: ‘Homens da Galileia, por que ficais aí a olhar para o céu? Esse Jesus que acaba de vos ser arrebatado para o céu voltará do mesmo modo que o vistes subir para o céu’.
Voltaram eles então para Jerusalém do monte chamado das Oliveiras, que fica perto de Jerusalém, distante uma jornada de sábado. Tendo entrado no cenáculo, subiram ao quarto de cima, onde costumavam permanecer. Eram eles: Pedro e João, Tiago, André, Filipe, Tomé, Bartolomeu, Mateus, Tiago, filho de Alfeu, Simão, o Zelador, e Judas, irmão de Tiago. Todos eles perseveravam unanimemente na oração, juntamente com as mulheres, entre elas Maria, mãe de Jesus, e os irmãos dele.
Chegando o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar. De repente, veio do céu um ruído, como se soprasse um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam sentados. Apareceu-lhes então uma espécie de línguas de fogo que se repartiram e pousaram sobre cada um deles. Ficaram todos cheios do Espírito Santo e começaram a falar em línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.” (At 1, 3-14.2, 1-4)

Após a Ressurreição do Senhor, por 40 dias Jesus apareceu aos seus discípulos e depois, diante dos Apóstolos, ascendeu aos céus. E assim, os seus discípulos permaneceram reunidos em oração até o dia de Pentecostes (que corresponde ao 50º dia pós Páscoa).
Então desde a promessa de Cristo até a descida do Espírito Santo, os Apóstolos, os discípulos e a Virgem Maria oram por nove dias seguidos. E a tradição permaneceu até os dias de hoje, sendo incorporadas as preces dedicadas aos Santos.
Ascensão do Senhor
Mas não existe uma obrigatoriedade na novena. Não precisa ser feito por dias seguidos. Pode, por exemplo, ser rezada uma vez por mês, por nove meses. Não é a exatidão de nove orações ou nove dias que determinará a graça pedida, mas sim a fé e a atitude do cristão.
Fazer uma novena, seja em honra a Santíssima Trindade ou dedicada aos Santos, em favor de um pedido deve ser acima de tudo um momento de profunda intimidade e oração para com Deus.
O Senhor irá nos conceder a sua graça não porque oramos por nove dias, mas porque mudamos nossas atitudes. A novena não é uma barganha com Deus ou uma simpatia. Por meio dela, elevamos nossa consciência a refletir e fortalecer nossa fé. Exige uma mudança de vida e de entrega ao Evangelho. Não existe uma novena mais poderosa ou milagrosa que outra. As orações da novena estão ligadas a fé.
Pentecostes
Os Apóstolos não receberam o Espírito Paráclito como premio da novena. Mas como Jesus havia prometido que receberiam, eles se reuniram em oração e conservaram a fé no Evangelho. Mudaram de vida e esperaram a graça de Deus.
Assim também deve ser nossa atitude e desejo ao realizar uma novena. Fortalecer a fé e se empenhar na oração. E para as comunidades cristãs, na proximidade da festa do padroeiro, a prática da novena deve ser para levar os fieis a compreensão do mistério de santidades de Deus para com seus filhos. Do mesmo modo, a Novena de Natal deve inspirar as comunidades a se prepararem para viver o mistério natalino da encarnação de Deus Filho.



Deus os abençoe, que o Espírito Santo te guie e que Maria Santíssima interceda por ti.


Que a paz de Cristo esteja contigo e com tua família!

Nenhum comentário:

Postar um comentário