quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Bíblia Sagrada na Igreja Católica

“O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não passarão” (Mt 24,35)

A Sagrada Bíblia é a mensagem que Deus enviou aos homens para guiar seus passos rumo à Glória Celeste, ao Reino dos Céus. Por meio da Sagrada Escritura conhecemos nosso Deus, a sua vontade e seus caminhos. Ela nos revela a salvação do Pai através da encarnação do seu Filho Jesus Cristo. “E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua gloria, a gloria que o Filho único recebe do seu Pai, cheio de graça e de verdade.” (Jo 1, 14).
Iluminado por essa sabedoria divina, que é a Palavra de Deus, a Igreja Católica assumiu a missão de ser evangelizadora e anunciar o Reino de Deus aos seus filhos. A Igreja então tomou posse da Sagrada Escritura e a partir de seus escritos construiu seus ritos, tradições, doutrina e liturgia.
O povo hebreu, iluminado pelo Espirito Santo, escreveu a vontade de Deus em pergaminhos e papiros, compondo a Sagrada Escritura. Inicialmente, foi escrita em Aramaico e Hebraico. Posteriormente foi traduzido para o grego, no período em que parte do povo judeu vivia exilado.
Após a vinda do Cristo de Deus, os apóstolos e discípulos de Jesus fundaram a sua Santa Igreja e começaram a escrever para as primeiras comunidades cristãs. Em seus escritos, orientavam os fieis e os ensinava sobre a vida do Mestre.
As comunidades cristãs, que foram formadas pelos discípulos, começaram a escrever os Evangelhos e os organizarem juntos com as cartas (ou epístolas) dos apóstolos e os demais escritos que relatavam a vida da Igreja.
Assim, os Evangelhos de São Mateus, São Marcos, São Lucas e São João foram escritos por suas comunidades, buscando oferecer segundo suas necessidades. Pois, se observarmos cada Evangelho, apesar de possuírem o mesmo objetivo, cada um tem um sentido, uma linguagem e apresenta Jesus Cristo de uma forma diferente do outro.
Por exemplo, São Mateus apresenta Cristo aos judeus, revelando que Ele é o Messias esperado. Por sua vez, São João escreve sobre o Cristo, Filho único de Deus, apresentando sua divindade, a partir dos milagres e benevolência. São Marcos, já busca apresentar um caminho de salvação a partir dos passos e exemplo de Jesus.
E São Lucas escreve seu Evangelho para que os fieis de Cristo conhece-se o projeto de Amor de Deus. E dá sequencia a Boa Nova com a descrição da formação e iniciação da Igreja, escrevendo o livro do Atos dos Apóstolos.
Assim, a Igreja Católica reuniu todos os escritos sagrados e formou a Bíblia Sagrada, também por intermédio e ação do Espirito Santo. Muitos estudos e orações auxiliaram a Igreja nesta missão.
E nessa missão, a Igreja pode contar com a fé, com a dedicação e com o amor de São Jerônimo, que buscou conhecer a Sagrada Escritura e se dedicou completamente a Deus. Jerônimo estudou muito as línguas antigas para que pudesse compreender melhor a Bíblia e se tornou presbítero e doutor da igreja.
E por sua dedicação e conhecimento, atendeu ao pedido do Papa Dâmaso e traduziu a Sagrada Escritura para o latim, a língua falada pela Igreja na época, por volta dos anos 379 d.C. a 420 d.C., ano este no qual faleceu no dia 30 de setembro.
Assim, a Igreja o homenageia e o venera por sua dedicação e por assumir a missão evangelizadora, através da vontade de compreender a Deus e por se dedicar a leva-Lo aos seus irmãos com a tradução da Bíblia Sagrada. O mês de setembro então é dedicado a Bíblia Sagrada e no dia 30 de setembro celebramos a festa de São Jerônimo.
E hoje, a Igreja Católica oferece a Palavra de Deus aos seus filhos durante a Santa Missa. As leituras que são proclamadas na Liturgia da Palavra e a homilia pronunciada pelo presidente da celebração (seja um ministro ordenado ou por um leigo) é o meio que a igreja usa para que o povo de Deus conheça sua vontade.
A Liturgia da Palavra é organizada de forma que possamos conhecer o caminho que o povo de Deus estava passando, através da 1ª leitura que é retirado do Antigo Testamento e da proclamação do Salmo, compreender o que a Igreja tem a oferecer ao seu povo, por meio da 2ª leitura que vem das epístolas católicas. E por ultimo, nos é anunciado a Boa Nova com o anuncio do Santo Evangelho.
Mas a Igreja Católica também nos convida e nos pede que lermos a Bíblia, pois se por meio da oração falamos com Deus, é por meio da Sagrada Escritura que Ele fala conosco. “Ignorar as Escrituras é ignorar a Cristo” (São Jerônimo).

Que Deus os abençoe, que o Espirito Santo te ilumine e que Maria Santíssima te acompanhe.


A paz de Cristo esteja contigo e com sua família! Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário