terça-feira, 29 de setembro de 2015

Santos Arcanjos


No dia 29 de Setembro a Igreja Católica celebra a festa dos Santos Arcanjos, os protetores do povo do Senhor, os mensageiros da palavra de Deus e os guia dos filhos amado do Pai.
Santo Agostinho nos diz: "Angelus officii nomen est, non naturae". Anjo é denominação de encargo, não de natureza. Se perguntares pela denominação de natureza, é um espírito; se perguntares pelo encargo, é um anjo: é espírito por aquilo que é, e é anjo por aquilo que faz. Os anjos são, pois, servidores e mensageiros de Deus.
Dentre os sete espíritos que assistem ao Trono de Deus (Tb 12, 15;  Ap 8, 2), a Sagrada Escritura nos apresenta o nome de três deles, São Miguel, São Gabriel e São Rafael. E são estes três arcanjos que a Igreja celebra e roga por proteção e intercessão.

São Miguel é o Príncipe da Milícia Celeste, seu nome significa "quem como Deus", pois ele é o maior entre os anjos. Foi ele que expulsou satanás dos céus e sua orla de anjos caídos. "Miguel e seus anjos combateram contra o dragão. Também o dragão combateu, junto com seus anjos, mas não conseguiu vencer e não se encontrou mais lugar para eles no Céu” (Ap12,7-8). 
Ao Arcanjo Miguel foi confiado a proteção da Igreja e do povo de Deus. "Naquele tempo, surgirá Miguel, o grande chefe, o protetor dos filhos do seu povo" (Dn12,1a).
Segundo a tradição, foi esse arcanjo quem libertou o apóstolo Pedro da prisão e o conduziu entre os guardas (At 12, 5-11).

São Gabriel significa “Força de Deus" e ele é o anunciador por excelência das divinas revelações, pois foi quem proclamou ao profeta Daniel o retorno do exílio do povo eleito (Dn 8, 16; 9, 21); levou a Zacarias a notícia da iminente concepção do precursor do Messias e foi o anunciador da Encarnação do Filho de Deus a Maria (Lc 1, 11-17.26-38). E seu anuncio deu origem a oração da Ave Maria: "Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo".
Por sua nobre missão de mensageiro, teólogos da Igreja entendem que foi o arcanjo que noticiou aos pastores de Belém sobre o nascimento do Messias (Lc 2, 8-12); alertou os reis magos para que não voltassem a Jerusalém e deu a ordem a José para fugir para o Egito e, depois, retornar a Nazaré (Mt 2, 12-15.19-21); e anunciou às mulheres a Ressurreição do Cristo (Mc 16, 5-6).
A Gabriel é reservado a gloria da anunciação do Amor de Deus. “Eu sou Gabriel, que assisto diante de Deus, e fui enviado para te falar e te trazer esta feliz nova” (Lc 1, 19).

E São Rafael trás como significado de seu nome.  “Deus cura”. Ele é venerado na tradição cristã católica como o líder dos anjos da guarda. Pois foi incumbido, segundo as Escrituras, da missão de assumir a forma humana e viver entre os seres humanos durante algum tempo, porem de forma discreta.
No Velho Testamento, Rafael aparece no livro de Tobias, no qual o guia e o conduz no caminho reto de Deus, livrando-o da tentação e dos males físicos e espirituais. O anjo esteve ao lado do jovem Tobias fisicamente, por ondem de Deus, como companheiro e conselheiro na viagem e se revelou como um anjo apenas no final da jornada. “Quando eu estava convosco, eu o estava por vontade de Deus: rendei-lhe graças, pois, com cânticos de louvor” (Tb 12, 18).
É o Arcanjo que cura todos os ferimentos da alma e do corpo e defende igualmente as criaturas, de qualquer raça ou classe social, perante Deus. Por isso a Igreja ouve a voz do Arcanjo na Sagrada Escritura que nos diz: “Logo que entrares em tua casa, adorarás o Senhor teu Deus e dar-lhe-ás graças” (Tb 11, 7).

Estes Santos Arcanjos descem dos céus, a serviço do Pai, para nos guiar, nos proteger e para revelar a vontade do Senhor. E com a presença santa desses anjos, a Igreja persevera no anuncio do Evangelho e na construção do Reino de Deus.

Que Deus os abençoe, que o Espirito Santo te ilumine, que Maria Santíssima te acompanhe e que os santos Arcanjos Miguel, Rafael e Gabriel esteja convosco.

A paz de Cristo esteja contigo e com sua família! Amém.


Nenhum comentário:

Postar um comentário