sábado, 13 de fevereiro de 2016

Declaração Comum do Papa Francisco e do Patriarca Kirill

Imagem do site Santa Sé, S.S. Francisco e S.S, Kirill
No dia 12 de Fevereiro de 2016 o Sumo Pontífice, o Papa Francisco, se encontrou com o chefe da Igreja Ortodoxa da Rússia e de Moscovo, o Patriarca Kirill, na cidade de Havana, Cuba.
O encontro uniu os chefes das igrejas cristãs irmãs, Católica e Ortodoxa, separadas a quase mil anos (conheça mais a cisão), com o objetivo de discutir a unidade dos cristãos, frente ao mundo contemporâneo que tem abandonado a essência do Evangelho e buscar meios pastorais e políticos para a defesa das vitimas do sofrimento e perseguição, nos países do Oriente Médio e do Norte da África.
Vitimas essas, que são cristãos que tem seus templos, sua religião, sua cultura e seus corpos profanados. E também, os fieis doutras tradições religiosas que também tem sofrido e são mutilados e profanados, vitimas das guerras civis, da violência discriminatória e do caos terrorista.
O sofrimento humano não deve passar despercebido pelos cristãos, devemos nos unir em orações e ações para lutar pelo direito de vida e pela liberdade religiosa. É isso que o encontro do Para com o Patriarca deve despertar nos fieis católicos e ortodoxos, inspirando-os a se unirem em comunhão, como irmãos em Cristo, para juntos testemunharem o Evangelho e viverem o Amor de Deus.
As igrejas cristãs são convocadas a lutar pelo fim da violência, pelo fim da discriminação religiosa, pelo fim da pobreza e da desigualdade. E defender um mundo justo, respeitoso e solidário, vivendo o Amor para com os irmãos.
Além do encontro de Francisco com Kirill, o Papa Emérito Bento XVI já havia se encontrado com o Patriarca de Constantinopla Bartolomeu I, durante seu pontífice no dia 29 de Novembro de 2006.
Todos os encontros significa que as igrejas cristãs buscam um meio conviver como irmãs que são, sobre os alicerces dos apóstolos que as fundaram, Pedro e André, com os objetivos de serem a Casa de Deus e viverem segundo o Evangelho de Jesus Cristo e assumindo a missão do Amor.
Para nós católicos esses encontros devem nos remeter a unidade e universalidade de Cristo, que se manifesta em vários membros, mas possui uma única cabeça, a do Senhor. E como Sua Santidade Papa Francisco vez, nós também devemos fazer e buscar encontrar em nosso irmão em Cristo um meio de viver a unidade cristã.

“Porque, como o corpo é um todo com muitos membros, e todos os membros do corpo, embora muitos, formam um só corpo, assim também é Cristo. E um só Espirito fomos batizados todos nós, para formar um só corpo. Assim, o corpo não consiste em um só membro, mas em muitos.
Se um membro sofre, todos os membros padecem com ele; e se um membro é tratado com carinho, todos os outros se congratulam por ele.
Ora, vós sois o corpo de Cristo e cada um, de sua parte, é um dos seus membros.” (1Cor 12, 12-13a.14.26-27) 

Deus te abençoe, que o Espirito Santo te guie e que Maria Santíssima interceda por ti.

A Paz de Cristo esteja contigo e com a sua família!


Imagem do encontro Papa Francisco com S.S, Kirill do site da Santa Sé, em Havana, Cuba 


Nenhum comentário:

Postar um comentário