segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

A luta de Jesus contra tentação do diabo

Para o cristão, a maior dificuldade em servir a Deus é enfrentar as tentações do pecado e do diabo. Até o Filho do Homem deve que enfrenta-lo (Lc 4, 1-13 e Mt 4, 1-11). Porém, Jesus foi capaz de supera-lo, não por ser Deus, mas porque tinha o profundo desejo de obedecer ao Pai, por conhecer as Sagradas Escrituras e por conhecer os malefícios de seguir ao diabo.
O diabo aproveita para nos afastar de Deus, levando-nos ao pecado. Ao tentar o Cristo, ele se utilizou da fraqueza humana. Pois após 40 dias de jejum, Jesus deve fome e neste momento veio à tentação (Lc 4, 2-3).
Assim faz demônio, ele observa nossas fraquezas e se aproveita delas para nos oferecer um “alivio”, porém o que ele proporciona é algo momentâneo, que sacia e nos fortalece brevemente e logo estaremos fracos novamente, e mais uma vez ele vem “atender” nossas necessidades.
Assim, o homem se deixa cair devido as suas fraquezas e, porque a proposta oferecida parece excelente, somos levados a abandonar a Deus. Contudo, o Cristo nos instrui a não buscar coisas passageiras e desejar apenas as coisas do Alto, que são eternas – “o homem não vive só de pão, mas de tudo o que sai da boca do Senhor” (Dt 8, 3b).
Outro momento de tentação do diabo a Jesus é o oferecimento de poder, gloria e benefícios. O demônio oferece o que não tem, com promessas agradáveis que se o seguirmos iremos ter o que desejamos (Mt 4, 9). Contudo como ele pode nos dar o que não tem, ele não tem poder na Terra, tudo pertence ao Pai. Sua oferta é mentirosa, assim também tudo o que nos oferece é enganação, seja honra, poder, bens matérias e coisas mundanas. A oferta do diabo é passageira e nos afasta do Deus e daqueles que nos quer bem.
Ao oferecer o que parece agradável ao coração, o demônio nos ilude e faz com que acreditemos que é bom, mas o Cristo recusa sua proposta, pois sabe que ele não é dono do mundo e por isso não pode dá-lo a ninguém. E Jesus nos adverte que a graça, a paz e a gloria está em Deus, em servi-lo e adora-lo – “Temerás o Senhor, teu Deus, a Ele servirás o teu culto e só jurarás pelo seu nome” (Dt 6, 13).
E a ultima tentação que o diabo se utiliza é colocar a prova à fé de Jesus, desafiando-o a afrontar Deus. Ao instruir a Cristo que desafie o Senhor Deus, para que se cumpra o que está escrito, o diabo deseja que Jesus se coloque acima de Deus e lhe de ordens e obrigue-o fazer o que deseja (Mt 4, 6).
Entretanto, Jesus é sábio e conhecedor da Sagrada Escritura e da aspiração do Pai, sabe que ninguém pode desafia-Lo, e que Deus faz tudo conforme sua vontade, não pela desejo humano – “Não provocareis o Senhor, Vosso Deus” (Dt 6, 16).
Assim, o diabo também nos tenta, desafiando nossa fé, seja com questionamentos, com argumentos baseado em interpretações pessoais e interesseiras, seja com a nossa duvida e falta de entendimento. Tudo o que ele quer é confundir nossa fé, para que duvidemos de Deus.
Mas Cristo nos ensina a sermos fieis ao Pai e confiar em sua Palavra e na sua Vontade. Não devemos duvidar que Deus cuida de todos nós, mesmo que não entendemos seus preceitos e seus meio, devemos nos manter firme na fé e esperar pela Graça Divina. E para aqueles que possam se perder, Cristo oferece seus ensinamentos e seu exemplo de vida, para que seguindo-O cheguemos ao Pai – “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida; ninguém vem ao Pai senão por mim” (Jo 14, 6).
Todavia, não é fácil vencer a tentação do mal, Jesus tinha o Espírito Santo o guiando e instruindo (Mc 1, 12). E nós, homens temos também a presença do Espírito em nossa vida e temos o exemplo do Cristo e de seus discípulos para nos instruir. E se precisarmos de mais, podemos contar com nossos irmãos de caminhada. Em meio à fraqueza, a Igreja, a família, a comunidade pode ajudar a vencer o pecado.
O esposo que não tem amor e respeito em casa pode cair em adultério. O filho que não vê o apoio dos pais se deixa levar pelas drogas. O profissional que não é reconhecido utiliza-se de meios ilícitos e corruptivos para ganhar honras. E o cristão ou religioso que às vezes fica confuso e não se sente acolhido pela comunidade pode ser influenciado a perde a fé.
O pecado e a tentação agem de diversas forma na vida do ser humano, confundido seu coração e o afastando de Deus. Nos cristãos podemos e devemos ajudar nossos irmãos, e não julga-los ou condena-los por seus erros. Mas sim, estar ao seu lado, ajudando-os a se levantar todas as vezes que caírem.
Pois é assim que Deus age. Enviou seu Filho Amado para nos redimir e nos lavar do pecado e nos levantar para juntos caminhar rumo aos Céus.

Deus te abençoe, que o Espirito Santo te guie e que Maria Santíssima interceda por ti.


Que a Paz de Cristo esteja contigo e com sua família!

Nenhum comentário:

Postar um comentário