quinta-feira, 10 de março de 2016

Eu não entendi, pode explicar sobre o Jejum novamente?

Fazemos jejum para ganhar uma graça de Deus?
Por quanto tempo devo jejuar para ganhar a graça?
Se eu não cumprir todo o jejum, a graça de Deus virá pela metade? 
Seguindo os ensinamentos do Senhor e as Sagradas Escrituras, é recomenda a prática do jejum como forma de penitencia interior, conversão do coração, domínio dos instintos e fortalecimento da fé.
Não devo fazer um jejum com a finalidade de ganhar algo em troca. Jejuar não é uma negociação com Deus, e sim, uma intenção de aumentar minha fé enquanto espero no Senhor.

Então para que fazer jejum?
O jejum é uma forma de mostrar para mim que não preciso de coisas mundanas e passageiras, que eu quero e necessito apenas do Senhor. Que qualquer coisa dessa terra não se compara com aquilo que Deus tem para mim.
Jejuar é seguir uma proposta de entrega ao Senhor. É se deixar levar apenas pela graça de Deus, sem se importar com as coisas que fica para traz, até porque não são importantes.

Não cumprir o jejum é pecado? Devo pedir perdão?
O jejum é uma coisa que você faz em devoção a Deus, é abrir mão de algo para o Senhor. Se você não o cumpriu, não significa que está pecando, mas sim, que você deve se dedicar mais a Deus e fortalecer sua fé para se mantiver longe das coisas terrenas e se aproximar apenas das coisas celestes.
Você pode pedir perdão, mas não porque não conseguiu jejuar e sim porque não deve forças para se manter firme na proposta que fez ao Senhor.

Posso fazer jejum de algo que não gosto?
Não, o jejum sempre deve ser de algo que parece agradável ao corpo, algo que você deseja e gosta, para que ao abrir mão você sinta falta e no final perceba que aquilo é passageiro e inútil a sua vida e o que verdadeiramente importa é estar junto com o Senhor.

Quando acabar o jejum posso comer de tudo?
A prática do jejum deve transformar sua vida, leva-lo a entender que não precisa daquilo que se absteve. Porém não quer dizer que você deve tirar tudo da sua vida, apenas não deixe ser levado por aquilo que jejuou.
Por exemplo, se você faz jejum de chocolate por 40 dias e quanto acaba volta a comer doce e chocolate desesperadamente para compensar o que não comeu, o seu jejum não serviu de nada. Após o jejum, você pode comer chocolate, mas diferente de como comia antes, sem ser por necessidade, por apenas como qualquer outro alimento.

Posso usar o jejum como dieta?
Não. O jejum não deve ser feito com objetivos pessoais, ele deve mudar seu coração e sua vida, não o seu corpo. Tem pessoas que fazem jejum do cigarro e depois abandonam o vicio, mas porque o jejum a ajudou a perceber os maléficos do cigarro. Porém essa mudança não precisa vim do jejum, a pessoa apenas tem que ter a vontade de mudar e largar os vícios.

O jejum tem que ser apenas de comida?
Podemos fazer jejum de qualquer coisa, como comida, bebida, ou objetos, por exemplo, celulares, internet, televisão e outros mais. Qualquer coisa que possa me afastar do caminho de Deus.

Por quanto tempo devo jejuar?
O tempo do jejum será escolhido por você, apenas devemos ter o compromisso de seguir todo o tempo sem muda-lo para nos satisfazer. Por exemplo, se resolvi fazer jejum de carne por 40 dias e depois descubro que uma semana antes de terminar será aniversario de um amigo, eu não posso mudar o tempo do meu jejum para aproveitar a festa, devo ir à festa e não comer carne.
E também posso fazer em determinados dias da semana, por exemplo nas quartas-feiras e nas sextas-feiras.

Se eu tiver fazendo jejum de carne, posso substituir por outra coisa?
Não. Se estou jejuando de carne, não devo passar a comer ovo todos os dias, senão não estarei abrindo mão de algo. Simplesmente troquei o alimento, mas a vontade de comer não será controlada.
Fazer jejum é controlar suas vontades. Se na minha casa tem carne todo dia e não estou comendo, devo então ver os outros comerem e não sentir necessidade de comer também. Não deve me fazer falta aquilo que estou jejuando, pois o que me completa não é a carne, ela é algo superficial em minha vida.

Quanto devo fazer jejum? 
A Igreja nos recomenda a prática do jejum em três momentos, no tempo quaresmal, antes das celebrações eucarísticas (missa) e nos dias da Quarta-feira de Cinzas e Sexta-feira da Paixão.
Na quaresma, o jejum tem como objetivo converter nossos corações e nos preparar para celebrarmos a Páscoa. Dessa forma, o “sacrifício” limpa nossa alma para recebermos a Salvação. É feito nos 40 dias da Quaresma e pode ser daquilo que desejamos retirar de nossas vidas ou que falsamente achamos necessário.
O jejum da Quarta-feira de Cinzas e da Sexta-feira da Paixão é instituído pela Igreja para nos preparar para o novo tempo litúrgico que se iniciará. Marcar o inicio do tempo de conversão (quarta-feira) e nos recorda do sacrifício feito por Cristo na cruz (sexta-feira). O jejum pedido pela Igreja é de abstermos de comer carne.
E por ultimo, a Igreja nos pede que antes de recebermos a Sagrada Eucaristia jejuemos de qualquer tipo de alimento, como forma de purificação. Atualmente, se pede o jejum de 1 hora antes do momento de comunhão, mas antigamente já pedido o tempo de 3 horas, e ainda de 8 horas.

Posso não fazer o jejum?
Sim. O jejum é pedido pela Igreja, mas não é obrigatório. É um gesto de preparação, conversão e purificação que praticamos com objetivo de agradar a Deus com nosso “sacrifício” e dedicação. A Igreja aconselha que se estivermos doente ou mulheres gestantes (ou que estão amamentando) ou idosos podem se abster da pratica do jejum.
E no caso do jejum antes da missa, por exemplo se você trabalhou muito e está fadigado e vai para igreja, pode (e deve) se alimentar antes, com o intuito de preservar a saúde.

Mas alguma dúvida?
Só para complementar, o jejum é pessoal. Se eu estou jejuando, não devo obrigar que minha família faça o mesmo. Ninguém deve se abster de comer algo só porque você está de jejum. E o seu jejum não deve dar trabalho para os outros. Sua mãe não tem que fazer outro tipo de alimento para você comer.
E você pode completar a pratica do jejum com a pratica da caridade, o alimento que você vai deixar de comer deve ser doado a quem não tem e que precisa.

Espero ter ajudado e se quiser saber mais pode perguntar.


Deus te abençoe, que o Espírito Santo te guie e que Maria Santíssima interceda por ti.

A Paz de Cristo esteja contigo e com sua família!





Nenhum comentário:

Postar um comentário