segunda-feira, 28 de março de 2016

Páscoa – passagem de Deus por amor os seus

“Por que buscais entre os mortos aquele que está vivo? Não está aqui, mas ressuscitou.” (Lc 24, 5b-6a)

A Páscoa de Nosso Senhor Jesus Cristo é a celebração da vida sobre a morte, o triunfo do bem sobre o mal, a vitória da luz sobre as trevas. É a realização da Salvação de Deus para a humanidade, por meio da entrega e do Amor de Cristo.
Deus Pai Todo-Poderoso jamais abandonou os homens, desde o principio dos tempos nos amou incondicionalmente e por amor nos deu a dádiva da liberdade. Porém, nos deixamos levar pelo pecado e nos tornamos escravos, trilhando um caminho que conduz a morte.
Mas o Senhor Deus não nos desampara. Envia seu Espirito Santo para nos guiar por caminhos corretos e de bem. Falou pelos profetas e por nossos pais, criou uma aliança de misericórdia e nos prometeu justiça e paz (Is 54, 10-17).
E quando o povo se viu presos e escravizados clamaram por socorro e o Senhor escutou seu chamado e os atendeu. Os hebreus eram escravos do Egito e do faraó por quatrocentos e trinta anos, mas Deus não recuou e enviou seu servo Moisés para liberta-los.
Contudo, o faraó não escutou a Moisés e afrontou ao Senhor Deus. Então o Pai, usou seu braço forte e libertou seu povo das mãos dos egípcios. E na noite do décimo quarto dia do primeiro mês do ano, o Senhor Deus passou pela Terra e feriu o Egito, flagelando de morte todo primogênito dos homens e dos animais. Essa foi a Páscoa do Senhor.
Mas o Senhor poupou os filhos de Israel, prometeu uma noite de paz para aqueles que cumprissem seus preceitos. Antes da passagem do flagelo destruidor, o seu povo deveria imolar um cordeiro sem mácula e usar seu sangue para marcar as ombreiras e a moldura da porta. O sangue serviria de sinal (de proteção) para que as casas dos filhos de Israel não fossem atingidas pela cólera.
Esta noite foi instituída por Moisés, a mandado de Deus, como uma festa em honra do Senhor, que seria perpetuada por geração em geração. O povo de Israel celebraria a força libertadora de Deus com cordeiro imolado e com pães ázimos (Ex 12, 1-14).
Porém, o faraó endureceu seu coração, mesmo ferido com a perda de seu primogênito, não temeu o Deus de Israel e perseguiu os hebreus pelo deserto para se vingar e os encontrou nas margens do Mar Vermelho.
Diante da ameaça dos egípcios e dos soldados do faraó e presos pelo mar, os hebreus mais uma vez clamaram o Senhor, que outra vez os escutou e os guiou por caminhos seguros. O Senhor Deus vez soprar um forte vento pelo mar que o dividiu em duas muralhas e formou uma passagem para que os filhos de Israel atravessassem.
E depois que Deus salvou o povo, fechou o mar e cobriu os egípcios, os soldados, os cavalos e os carros do faraó. Assim o Senhor Deus de Israel libertou o seu povo das mãos opressoras do Egito, triunfando gloriosamente sobre seus inimigos (Ex 14).
A Páscoa do Senhor, celebrada pelos judeus é a libertação da escravidão que Deus deu aos seus antepassados. Liberdade essa conquistada pela passagem de Deus pela Terra, ferindo a vida de seus inimigos e levando-os a morte.


Passado os séculos, o povo de Deus continuou a sofrer a escravidão do pecado, que lhe roubava a liberdade e a vida. Então o Senhor Deus voltou seu olhar misericordioso para os homens e enviou seu primogênito para nos salvar e liberta-nos do mal da morte. “Com efeito, de tal modo Deus amou o mundo, que lhe deu seu Filho Único, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna” (Jo 3, 16).
E Cristo obediente ao Pai e por amor aos seus, se entregou como Cordeiro de Deus para ser imolado e derramou seu sangue como sinal (proteção) para que seus irmãos fossem salvos. Ele tomou nossos pecados e nossa cruz e desceu a mansão dos mortos. Mas Deus Pai ressuscitou seu Filho Amado no terceiro dia e lhe deu um trono acima de todos os tronos nos céus (Hb 5, 7-9). Essa é a Páscoa de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Em Jesus Cristo, o Deus Filho, cumpriu-se todas as profecias e promessas do Antigo Testamento (Lc 1, 68-75). Ele assumiu em sua vida o mistério de Salvação de Deus. Pelo seu sangue redentor e pela força de seu braço, Ele passou pela terra dos mortos para nos libertar do pecado e nos dar a vida eterna.
A Páscoa de Cristo é a total libertação dos homens, não só contra seus opressores, mas sim contra todos os inimigos e males que nos afasta de Deus Todo-Poderoso. Jesus é o Messias que transforma e renova nossos corações e nos guia com a Luz Divina para nos encontrarmos com a Misericórdia do Pai.
E para todos que creem no Cristo Ressuscitado e por Ele for batizado, igualmente viverá uma vida nova, por meio do Mistério Pascal. “Pois, se fomos de certo modo identificados a Jesus Cristo por uma morte semelhante à sua, seremos semelhantes a Ele também pela ressurreição” (Rm 6, 5).
A vida eterna que Jesus oferece aos seus, foi nos dada pelo sacrifício da cruz, mas somente para aqueles que se assemelhar a sua morte, ou seja, para aqueles que tomam a cruz, entregam a sua vida pelo bem dos irmãos e se colocarem a serviço do Pai. Imitar a Cristo é morrer para o pecado e viver para Deus (Rm 6, 11).

“Este é o dia que o Senhor fez para nós: alegremo-nos e nele exultemos!” (sl 117, 24)

Vivamos a Páscoa do Senhor. Aleluia, aleluia.

Deus te abençoe, que o Espirito Santo te guie e que Maria Santíssima interceda por ti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário